quarta-feira, 27 de junho de 2012


Pequeno tutorial 1

A partir de hoje vou colocar pequenos post afim de ensinar qual o material necessário para se iniciar o ponto de cruz. Muitas pessoas dizem não terem jeito para bordar, para mim acho que é o medo de não saber como fazer, como iniciar um trabalho, que marca de material escolher. 
A marca mais conhecida é a DMC, seguida pela Ancora e muitas mais, com mais ou menos qualidade, quais não se podem comparar as marcas sub-citadas.

Para começar um bordado necessitaremos de tela. 
Existe no marcado vários tipo de acessórios entre elas, a mais conceituada, penso eu, é a tela Aïda. 
Tem a particularidade de ter uma trama formada por quadros que evita de contar os fios e possui orifício em cada canto que facilita a passagem da agulha.
A tela Aïda existe em várias cores e tamanhos. Para dar um exemplo, a mais utilizada possui 5,5 ponto por centímetro (sabendo que 1 ponto corresponde a um quadradinho). também há de 6,6 por centímetros. Ou seja, quanto mais pontos por centímetro, mais minucioso será o trabalho.
Antes de iniciar um trabalho, convém contar os pontos no esquema e escolher a tela em função desse numero de ponto para não ter surpresas, do género, desenho muito grande ou muito pequeno. Costuma ser vendida ao metro.
Para perceberem melhor, aqui vai um pequeno esquema;

1 cm de Aïda 10 : 4,6 pontos
1 cm de Aïda 14 : 5,5 pontos
1 cm de Aïda 16 : 6,6 pontos
1 cm de Aïda 18: 7 pontos
1 cm de lugana: 5 pontos
1 cm de linho: 4,4 pontos

Obrigado por visitar o blog

Boas cruzes


tela para bordar DMC


Sem comentários: